Começa a mudança por ti
“A censura é a inimiga feroz da verdade. É o horror à inteligência, à pesquisa, ao debate, ao diálogo. Decreta a revogação do dogma da falibilidade humana e proclama os proprietários da verdade.”
Ulysses Guimarães
“Prefiro o caos de toda a espécie de comunicação incontrolável, a uma proibição selectiva de certas matérias.
Acho que os seres humanos não são de confiar no que se refere a estarem acima da política e a contribuírem para o bem da comunidade. O que é bom para um grupo é mau para outros.
Ganhamos mais em castigar violadores e a vigiar as ruas para salvaguardar as mulheres e as crianças, do que a tentar acabar com a pornografia.
É melhor passar o tempo a educar os nossos filhos e a ensinar-lhe certos valores, do que a vigiar a televisão, as revistas e a Internet.
Suspeito que a censura é a maneira que a pessoa ociosa tem de influenciar o espírito dos jovens. A verdade é que ensinamos os nossos filhos através do nosso exemplo e não pelo que lhe permitimos que vejam na televisão ou na Internet.
Se formos hipócritas, eles também o vão ser.
Se formos honestos para com as nossas crenças eles também vão ser arrastados para a honestidade.
Os media não educam os nossos filhos,
mas nós educamos.
Ao tentarmos controlar as transmissões, estamos a imitar o comportamento do ditador.
(…)
A censura de que ouvimos falar ultimamente, é uma tentativa de atribuir a responsabilidade aos media por todos os problemas aparentemente insolúveis de um mundo violento e superpovoado, onde a riqueza se tornou gradualmente a única medida de valor.
A verdade é que os meios de informação e comunicação são só um espelho dos nossos próprios valores.
Eles mostram-nos quem nós somos e aquilo em que nos tornámos. Se não gostarmos do que vemos neles, devemos tentar melhorar o estado em que se encontra a política e não apenas retocar a sua imagem. Esta é uma maneira de não fazer nada, enquanto reafirmamos para nós próprios o nosso entusiasmo pela reforma.”
Bibliografia
JONG, Erica. (1998). O que querem as mulheres?. Bertrand Editora.