“A Necessidade aguça o Engenho”
“Os roubos valiosos transformam os ladrões em homens honrados.”
William Shakespeare
“Notando que o pai estava a ficar velho, o filho de um ladrão pediu-lhe que lhe ensinasse o ofício para que ele pudesse dar continuidade aos negócios da família quando o pai se reformasse.
O pai concordou e naquela noite foram juntos assaltar uma casa.
Abrindo uma grande arca, o pai disse ao filho que entrasse nela e escolhesse a roupa. Assim que o rapaz entrou, o pai fechou a arca à chave e fez tanto barulho que toda a casa acordou. Depois bateu silenciosamente em retirada.
Fechado dentro da arca, o rapaz estava furioso e aterrado, perguntava a si mesmo como poderia sair dali. Então, teve uma ideia – imitou um gato.
Alguém da casa disse à criada que pegasse numa candeia e examinasse a arca.
Assim que apanhou a tampa aberta, o rapaz saltou da arca, soprou a candeia, passou pela admirada criada e fugiu porta fora. As pessoas correram atrás dele.
Vendo um poço à beira da estrada, o rapaz atirou para dentro dele uma grande pedra e escondeu-se na escuridão. Os perseguidores reuniram-se à volta do poço, tentando ver o ladrão afogar-se.
Quando chegou a casa, o rapaz estava furioso com o pai e tentou contar-lhe a história; mas o pai disse-lhe: «Não precisas de me dar os pormenores. Estás aqui – aprendeste o ofício.»”
Bibliografia
OSHO. (2013). Intuição. Conhecer para Além da Lógica. Bertrand Editora. Lisboa. pp. 133-134.