Entrevistas pouco formais!
Continuando na saga de registar os acasos com que, eventualmente, nos deparamos ao encetar a difícil e tortuosa tarefa de procurar emprego, neste caso para o meu filho, apraz-me contar uma conversa que uma jovem teve comigo enquanto esperávamos a abertura de um estabelecimento após a hora do almoço!
Já passavam alguns minutos para além da hora de abertura que consta do horário afixado na porta do dito estabelecimento que, ainda assim continuava encerrado! Para ajudar a encurtar a incómoda sensação de espera e, também, como não sou um penedo, razão suficiente para não estar ali muda e queda, aproveitei o ensejo e entabulei prosa com a jovem que, tal como eu ali esperava, proferindo uns ditos de circunstância no intuito de quebrar o gelo, dando azo a mantermos uma animada conversa! Através desta jovem tomei conhecimento de uma situação que considerei algo insólita! Não fossem as dúbias implicações que lhe estão inerentes, de certeza que teria rido a bandeiras despregadas! Sempre que fico nervosa ou quando estou perante algo que me transcende sou acometida por incontroláveis acessos de riso! É uma forma de espantar o embaraço! Porém desta vez o meu comportamento fugiu à regra! Estupefacta ainda reiterei da veracidade da revelação! Não que desconfiasse da moça, mas, para confirmar se eu própria não teria feito alguma confusão que me levasse a uma perniciosa e má percepção dos factos!
Esta jovem deslocou-se a um hotel para uma entrevista no seguimento de uma candidatura para um emprego numa empresa que ostenta uma marca internacional, recentemente implantada na região. Qual não foi o seu espanto, quando deu conta que, os entrevistadores se encontravam distribuídos pelos quartos do hotel, onde por incrível que pareça, receberam os candidatos ao emprego, efectuando ali mesmo as entrevistas!!! Será este procedimento normal? Não o creio! Sem querer correr o risco de parecer, Deus me livre de tal agoiro, uma velha alcoviteira, sempre pronta a vender a alma ao diabo, em troca de uns momentos de pura maledicência, a verdade, porém, é que logo a minha mente conjecturou possíveis cenários tendo em conta o melindre das circunstâncias! Na minha opinião existem locais próprios para proceder a entrevistas de emprego! Qualquer hotel tem ao dispor dos seus clientes salas que se prestam para os mais variados fins, até para entrevistas!
Janeiro 11th, 2009 as 23:27
Será que o “aluguer” do quarto ficou mais barato do que pagar por uma sala com condições para levar a cabo a respectiva tarefa?? É estranho, mas a empresa – se o fez – é porque ganhou algo com esse bizaro episódio.
Saudações alienígenas
Janeiro 12th, 2009 as 0:25
Sem dúvida que é intrigante! No entanto devo frisar não poder afiançar que estas entrevistas tenham sido efectuadas por elementos directamente afectos à empresa que cá se instalou! Talvez tivesse sido uma outra, pretensamente vocacionada para o recrutamento de pessoal, cujos serviços foram contratados! Fosse como fosse é ridículo! Pergunto-me: Será que estou no epicentro, sem que disso me tivesse apercebido antes, de uma nova era pós-moderna? 😀
Janeiro 13th, 2009 as 2:47
Há coisas que não lembram ao diabo, mas lembram a certa gente.
E deu para recordar o seguinte: um dia, entro no elevador da casa de meus país com duas pequenas. E como o elevador não memoriza marcações de pisos, eu adiantei-me com “eu vou para o quarto, e vocês?”. Pela cara das pequenas percebi que deveria ter dito “quarto andar”. E nunca mais me descudei.
Janeiro 13th, 2009 as 10:16
Fez-me rir! 😀
Mas, as pequenas foram “malandrecas”! 😀
Janeiro 13th, 2009 as 13:33
Não é lá muito normal, deixando até a empresa mal na fotografia. Nem é por questões morais, que alugar um piso durante um dia até sai barato, provavelmente mais barato que as salas, mas é uma péssima estratégia de comunicação de empresa.
Janeiro 13th, 2009 as 13:43
Já pensei que poderá ter sido propositado, para estudar possíveis reacções dos candidatos, sei lá! Mas mesmo assim não se justifica, porque para perscrutar a mente existem questionários especializados! Tal como diz, aqui quem ficou mal foi a empresa!
Janeiro 14th, 2009 as 22:43
Também não julgo que faça muito sentido esse tipo de procedimento a menos que tal vise, como muito bem refere no post outros objectivos face a possíveis candidatas que apostem tudo para conseguirem o lugar e se prestem a uma entrevista mais intima. Até porque nem sequer vejo necessidade duma firma tendo instalações próprias necessitar de recorrer a um hotel para entrevistar candidatos para o preenchimento de vagas nos seus quadros de pessoal.
Janeiro 15th, 2009 as 12:56
Na altura a firma ainda estava em construção e quanto aos candidatos deviam de ser em grande número! Estou desconfiada que, recém-licenciados foram às mãos cheias! Não que o lugar exija licenciatura, mas responsabilidade exige de certeza. É um trabalho limpo, não exige esforços e até pode ser gratificante para quem tenha qualidades para o género! Deve de ter sido renhido! Quanto aos quartos é como digo! Demasiado íntimo! 😀