PRÉMIO LEMNISCATA
“Algumas pessoas procuram os padres; outras a poesia; eu, os meus amigos.”
VIRGINIA WOOLF
Foi com elevada estima que recebi o prémio Lemniscata, que o Blog Rei dos Leitões decidiu consagrar ao meu espaço, humilde recanto dos meus desafogos e confissões de estados de alma. E este prémio é tanto mais valioso quanto o apreço que sinto pelo Blog que mo atribuiu, pelo talento que nele vejo reflectido, através do geniais textos que nos oferta e que já por diversas vezes tiveram o mérito de me arrancar um sorriso dos crispados lábios, qual providência do destino, logo naqueles dias difíceis, em que me levanto da cama mal enfronhada e capaz de partir os cornos ao primeiro que comigo se cruze. O presumível infeliz, desgraçadamente muitas das vezes é o meu filho, que mal vislumbra de relance o meu olhar furibundo, ensaia um hábil jogo de cintura e, lesto, passa por mim, no longo e estreito corredor da casa, como se não me visse.
Através das divertidas narrativas, que têm como cenário uma velha fábrica, o autor do Blog Rei dos Leitões, detentor de uma agudeza de espírito e sagacidade invulgar, demonstra um impressionante desembaraço e destreza na arte de extrair das vulgares cenas do dia-a-dia, o caricato que nelas existe, recriando-o imaginativamente na história e nas personagens desta tão divertida senda da fábrica. Simultaneamente, revela uma grandiosidade de alma, quando modela a personagem do Cossa, malandro e bruto que nem uma porta, mas com um coração de ouro e do tamanho do mundo, que se adivinha capaz de dar a própria vida pelo seu amigo de sempre. É esta cumplicidade entre os dois amigos, não obstante as diferenças existentes entre eles, que não constam ser obstáculos para acalentarem entre si um profundo sentimento fraternal, que tanto nos enternece. Um bem-haja a todos os que assim sentem!
“O selo deste prémio foi criado a pensar nos blogs que demonstram talento, seja nas artes, nas letras, nas ciências, na poesia ou em qualquer outra área e que, com isso, enriquecem a blogosfera e a vida dos seus leitores.
Sobre o significado de LEMNISCATA:
LEMNISCATA: “curva geométrica com a forma semelhante à de um 8; lugar geométrico dos pontos tais que o produto das distâncias a dois pontos fixos é constante.” Lemniscato: ornado de fitas Do grego Lemniskos, do latim, Lemniscu: fita que pendia das coroas de louro destinadas aos vencedores (In Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora) Acrescento que o símbolo do infinito é um 8 deitado, em tudo semelhante a esta fita, que não tem interior nem exterior, tal como no anel de Möbius, que se percorre infinitamente.
Texto da editora de “Pérola da cultura”
Segundo as regras este prémio é para ser atribuído a 7 blogues e os meus 7 são:
Junho 14th, 2009 as 19:11
Grato pelo prémio.
Junho 14th, 2009 as 19:20
Olá António Almeida,
Uma boa semana para si!
Junho 14th, 2009 as 22:17
Oh Miluzinha, também não exageres! Estou todo babado! Não me lembro de na minha vida ter recebido tão elaborado elogio! Fica-me mal divulgá-lo mas que sinto tanto orgulho dele como duma fotografia que tenho na minha sala do tempo em que eu tinha 4 anitos, lá isso sinto!
Eu era apenas uma criança, o fotografo clicou e eu fiquei bem. Assim são estes textos, são como fotografias, como são autênticos, umas vezes ficam bem, outras mal.
Um abraço para ti que abraça também o teu filho
Junho 15th, 2009 as 13:31
Olá Sua Majestade Pata Negra,
Pois fica sabendo que não exagerei no que te diz respeito. Assim que saio da cama, seja a que horas for, porque trabalho em turnos, a primeira coisa que faço é ir à casa de banho, o trivial, a seguir ligo o portátil, porque quero tomar conhecimento, do que possa ter acontecido enquanto estive a dormir, ou a fazer por isso. Entretanto, dou a minha volta de costume pela net, isto é, espreito os blogs que me são mais queridos, e, eis, que quando chego ao teu, vejo que tem um novo episódio da fábrica e inicio a leitura. É um instante enquanto me ilumino num rasgado sorriso! O bem que me faz, meu Deus! Imagino que também te divertes enquanto escreves! Pode até ser um instantâneo, tal como referes, que saíste bem na foto aos 4 anos, ainda assim, tens de ser uma pessoa que sente as coisas de uma forma especial!
Um abraço
Junho 15th, 2009 as 18:49
Oh minha amiga este galardão deixa-me embaraçado primeiro porque reconheço não o merecer, embora movido por alguma imodéstia nesta atribuíção.
Segundo por me Cabe agora a tarefa de igualmente atribuir a 7 blogs esta distinção o que se me afigura uma tarefa nada fácil na medida em que o número daqueles que o merecem é francamente superior por várias razões que seria fastidioso estar a numerar, mas prometo dentro da minha disponibilidade ser o meu célere possível nessa atribuição. Os meus agradecimentos por este reconhecimento que espero não o desmerecer.
Junho 15th, 2009 as 20:22
Miluzinha
Belissímo este texto e merecido pois o Pata Negra é uma referência para quem acha que as referências são precisas neste mundo avulso de injustiças e dominações.
E o teu espaço é também um lugar de aconchego e de identidade onde reencontramos afectos e sentimos a beleza do espaço.
Abraço
Junho 16th, 2009 as 2:01
Olá Raul,
pode crer que senti o mesmo problema, ao seleccionar quem deveria nomear para a atribuição do prémio dei-me conta que muitos mais o mereciam, pela qualidade e pela dedicação, mas, isto é mesmo assim, não há volta a dar-lhe. Eu até gosto disto porque é sempre uma oportunidade para se fazer uma brincadeira e interagirmos uns com os outros! O Raul é sempre um forte candidato e merecedor a ganhar prémios, porque tem um espaço com assuntos bastante diversificados e actualizados, onde me tm sido possível tomar conhecimento de muitas coisas que eu desconhecia!
Um abraço!
Junho 16th, 2009 as 2:40
Olá Lídia,
Obrigada pelas tuas simpáticas palavras, folgo muito em que gostes de visitar o meu espaço, porque te considero uma mulher extraordinária, detentora de um elevado espírito crítico, cada vez mais necessário para separarmos o trigo do joio!
Um abraço!
Junho 16th, 2009 as 21:38
Parabéns Milu muito bem atribuido este prémio este teu espaço é na verdade merecedor, já por aqui passei bons momentos…
Beijinhos grandes
Junho 17th, 2009 as 2:50
Muito obrigada Lilás pelas tuas tão simpáticas palavras que são para mim de um grande incentivo!
Beijinhos grandes!