O Mistério dos Amanhãs

Publicado por: Milu  :  Categoria: LIVROS, O Mistério dos Amanhãs

“I know not what tomorrow will bring”. (Fernando Pessoa)

Finalmente lido o livro intitulado “O Quanto Amei Fernando Pessoa e as Mulheres da Sua Vida” da autora Sara Rodi.

Fernando Pessoa, o renomado poeta e escritor português do século XX, foi conhecido por criar vários heterónimos, ou seja, personagens literários com personalidades e estilos de escrita distintos. De notar que os heterónimos não são a mesma coisa que pseudónimos. São personalidades poéticas completas, identidades que, em princípio falsas, se tornam verdadeiras através da uma manifestação artística própria, distinta da do autor original. Assim, cada um desses heterónimos tinha sua própria voz poética e perspectiva única sobre o mundo.

Teve várias mulheres famosas em sua vida, embora tenha sido conhecido por uma existência solitária e introspectiva. A sua vida está rodeada de morte. Primeiro a do pai, que morreu de tuberculose, quando Fernando tinha apenas 5 anos. No ano seguinte, morreu o seu irmãozinho. Tristemente, durante a sua vida morrer-lhe-iam ainda duas irmãzinhas. Muito apegado à mãe, apesar da separação física que o destino lhes foi impondo.

Considero este livro como escrito de uma forma muito bela. Tive momentos em que me emocionei, em que fiquei triste, porque também estou a vivenciar um sentimento de perda, uma fase menos feliz da minha vida. Mas tive outros em que me escangalhei a rir. No silêncio da noite, que é quando realmente gosto de ler, gargalhei com gosto, principalmente com a descrição do episódio em que Fernando Pessoa é levado a um bordel, embora consciente que este livro contém factos reais e outros ficcionados. Mas valeu bem a pena. “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena“. (Fernando Pessoa).

Adicionar Comentario